6º Batalhão de Engenharia de Construção – Inauguração da Ponte General Rodrigo Octávio

 

Estirão do Equador (AM) – No dia 21 de novembro, o Comando Militar da Amazônia (CMA) realizou a inauguração da Ponte General Rodrigo Octávio em Estirão do Equador. A obra de arte, semipermanente, de 101 metros de comprimento e capacidade de 15 toneladas, foi construída sobre o Igarapé Serraria pelo 6º Batalhão de Engenharia de Construção, Batalhão Simon Bolívar.

 

 

A ponte permite o tráfego na estrada que liga a pista de pouso da Comissão de Aeroportos da Amazônia (COMARA) à comunidade de Estirão do Equador, onde está localizado o 4º Pelotão Especial de Fronteira/8º Batalhão de Infantaria de Selva, facilitando o fluxo logístico naquela região, que permanecia isolada e era acessada somente via fluvial.

 

O 6º BEC superou diversas dificuldades, desde o planejamento, as condições isoladas do local, a logística do transporte de 750 toneladas de material pelos rios da Amazônia, até a execução da Operação Estirão do Equador, que teve a duração de 7 meses, enfrentando condições meteorológicas e climáticas adversas, longo afastamento dos familiares e malária. O desafio foi vencido pelo espírito do soldado engenheiro da Amazônia, discípulos do insigne General Rodrigo Octávio, exemplo de soldado para todos os militares que ali labutam, consagrado na lapidar frase de sua autoria: “Árdua é a missão de desenvolver e defender a Amazônia. Muito mais difícil, porém, foi a de nossos antepassados, em conquistá-la e mantê-la”.

 

Prestigiaram a cerimônia de inauguração o Ministro do Superior Tribunal Militar, General de Exército Luis Carlos Gomes Mattos; o Chefe do Departamento de Engenharia e Construção, General de Exército Oswaldo de Jesus Ferreira; o Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Geraldo Antonio Miotto, o General de Exército R/1 Renato Joaquim Ferrarezi; o General de Exército R/1 Ítalo Fortes Avena; o Chefe do Estado-Maior do Comando Militar da Amazônia, General de Brigada Enio Machado Martins Júnior; o Diretor de Obras de Cooperação, General de Brigada Daniel de Almeida Dantas; o Comandante do 1º Grupamento de Engenharia, General de Brigada Marcos José Pupin; o Comandante do 2º Grupamento de Engenharia, General de Brigada Paulo Roberto Viana Rabelo; o General de Brigada Milton Boratto Viana e os Comandantes de Organizações Militares do CMA.

Fonte:2º Grupamento de Engenharia
Publicado:$pubDate