5ª Região Militar ativa o Centro de Operações de Transporte

 

Curitiba (PR) – No dia 18 de outubro, o Comando da 5ª Região Militar (5ª RM) ativou o Centro de Operações de Transporte (C Op Trnp), com a finalidade de centralizar o planejamento, a coordenação e o controle de todas as operações de transporte de blindados no âmbito 5ª Divisão de Exército (5ª DE).

 

 

A execução do transporte planejado coube ao 5º Batalhão Logístico (5º B Log), 27º Batalhão Logístico (27º B Log) e 15º Batalhão Logístico (15º B Log), por serem as Organizações Militares Logísticas no âmbito da 5ª DE com capacidade e conhecimento nesse tipo de atividade.

 

Diversas foram as atividades operacionais apoiadas, dentre elas, a Operação Setembrino de Carvalho, evento realizado pela Artilharia Divisionária da 5ª DE (AD/5), entre os dias 22 e 28 de outubro, oportunidade em que ocorreu o transporte de 33 viaturas blindadas para o Campo de Instrução Marechal Hermes (CIMH), sendo empregadas 15 viaturas prancha pelo 27º B Log.

 

Simultaneamente, foi executado o transporte de quatro viaturas blindadas M113 e uma M578, que estavam em manutenção no Parque Regional de Manutenção 5 e no 5º B Log, para a Academia Militar das Agulhas Negras, a fim de apoiar a Manobra Escolar.

 

A concentração dos meios para a Operação Aço, da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada (5ª Bda C Bld), foi executada pelo 5º B Log, sendo transportadas 30 viaturas blindadas de transporte de pessoal M113, 22 viaturas blindadas LEOPARD, seis viaturas M108, quatro viaturas M577, uma Viatura Blindada de Engenharia e uma Viatura Blindada Lançadora de Pontes para o Campo de Instrução General Calazans.

 

Por ser a atividade de maior vulto, devido ao volume transportado e à distância percorrida, destaca-se a concentração e a reversão de meios blindados empregados na Manobra Escolar da AMAN, em Resende (RJ). Ao todo, foram 19 blindados transportados por cerca de 690 km, empregando 14 Cavalos Mecânicos com pranchas de 45 e 60 toneladas, além de viaturas oficinas, ônibus, cisternas, escoltas e apoio de batedores da 5ª Companhia de Polícia do Exército (5ª Cia PE), nas regiões metropolitanas de Curitiba, e do 2º Batalhão de Polícia do Exército (2º BPE), na região da capital paulista.

Fonte:5ª RM
Publicado:$pubDate