No coração do Brasil, acontece a 12ª edição da Corrida da Paz

 

Brasília (DF) – No último dia 19 de fevereiro, aconteceu mais uma edição da Run For Peace, a Corrida da Paz, evento promovido pelo Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM) que busca promover a prática desportiva no âmbito das Forças Armadas e contribuir com a paz mundial. Em várias cidades brasileiras e em diversos outros locais do mundo, atletas, militares e civis, reuniram-se para celebrar a amizade por intermédio do esporte.

 

 

Para o Diretor do Departamento de Desporto Militar do Ministério da Defesa, Vice-Almirante (FN) Paulo Martino Zuccaro, “com a presença da sociedade, o evento foi maravilhoso, e essa integração é uma das coisas mais bonitas: a possibilidade de promovermos a paz através do esporte”. O Comandante Militar do Planalto, General de Divisão Luiz Carlos Pereira Gomes também participou do evento com representações das Unidades militares de Brasília. “Para nós é uma alegria muito grande poder participar de um evento como esse, realizado em vários países do mundo”, destacou o General.

 

 

Histórico do Run For Peace


Com o propósito de marcar a presença do CISM em todo o mundo, o ano de 2006 assistiu ao nascimento do CISM Day Run. O evento tem como objetivo promover a prática do esporte no contexto militar, reunindo toda a comunidade, que inclui Federações Desportivas, Comitês Olímpicos e outras Instituições Internacionais em contato com as Forças Armadas e os Ministérios da Defesa.

 

Desde a primeira edição, em 2006, esse dia especial é realizado todos os anos em 18 de fevereiro em todo o mundo. Em 1948, o chefe da esquadra francesa Henri Debrus, juntamente com os militares da França, da Bélgica, dos Países Baixos, do Luxemburgo e da Dinamarca, fundou em Nice, França, o Conselho Internacional do Desporto Militar com o ideal de promover a paz, por intermédio do desporto, entre as Forças Armadas.

 

Atualmente, o CISM Day Run é o evento mais importante criado para celebrar o aniversário do Conselho e lembrar a data de sua criação. O objetivo é divulgar o lema do CISM, "Amizade através do esporte", entre os milhões de soldados das 135 nações-membro, reunindo, por um dia, sob a bandeira do esporte e da paz, os irmãos de armas de todo o mundo. Independentemente da aptidão física, habilidades esportivas, condições sociais, graduações, sexo ou idade. Todos juntos, ombro a ombro, engajados no princípio do esporte para todos e com um único objetivo: a paz mundial.

Fonte:Fonte: Agência Verde-Oliva
Publicado:$pubDate