Governador do Amapá e DNIT pedem apoio do Exército para obras na BR 156

 

Brasília (DF) – O Governador do Amapá, Waldez Góes, e o Diretor-Geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Valter Casimiro Silveira, foram recebidos, no dia 8 de março, pelo Chefe do Departamento de Engenharia e Construção do Exército (DEC), General de Exército Oswaldo de Jesus Ferreira. O principal tema do encontro foi a possibilidade de o Exército atuar nas obras do trecho sul da BR 156, que liga a região do Vale do Jari à Capital do Amapá, Macapá.

 

 

Participaram da reunião deputados federais do Amapá e o prefeito da Cidade de Laranjal do Jari, Márcio Serrão, que reforçaram o desejo de que o Exército seja o responsável por uma das frentes de construção da rodovia. Segundo o General Ferreira, o Sistema de Engenharia do Exército poderá participar da obra. Sendo assim, iniciará estudos junto ao DNIT, visando ao planejamento dos trabalhos.

 

“O DNIT se reunirá com a equipe técnica do Exército para elaborar um plano de trabalho, com todo o detalhamento da execução. O início das obras deve acontecer, provavelmente, no ano que vem. O lote sul tem manutenção, mas está todo em leito natural ainda. Então, é preciso que o pavimentemos para dar dignidade à população do Amapá”, adiantou Valter Silveira.

 

No total, a obra é composta por cerca de 240 quilômetros, sendo que o Exército seria responsável pelo primeiro lote, de, aproximadamente, 60 quilômetros. Os demais trechos serão construídos por empresas contratadas pelo DNIT e pelo Governo do Estado do Amapá. Para o Governador Waldez, a região do Vale do Jari é promissora na produção florestal e pode contribuir, de forma significativa, para o desenvolvimento do Estado, embora ainda seja carente de infraestrutura, especialmente de estradas.

 

O Governador destacou, também, a importância das parcerias já existentes com o Exército, como a elaboração da Base Cartográfica do Amapá e as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, que conseguiram diminuir a incidência de dengue e chikungunya no Estado. “Um desejo cada vez maior da sociedade amapaense é o de firmar novas parcerias com o Exército Brasileiro. E entendo que a BR 156 é um dos projetos-marco dessa relação”, afirmou.

Fonte:
Publicado:$pubDate