Brasileiros em missão de paz no Chipre recebem Medalha das Nações Unidas

 

 

Nicósia (Chipre) – No dia 7 de fevereiro, na Área de Proteção das Nações Unidas (ONU), sede do Quartel-General da ONU no país, foi realizada a cerimônia de entrega de medalhas aos militares que cumpriram os requisitos de elegibilidade como membros da Força de Paz das Nações Unidas no Chipre (UNFICYP).

 

 


A solenidade foi presidida pelo Force Commander da Missão, Major-General Mohammad Humayan Kabir (de Bangladesh), e contou com a presença de várias autoridades civis e militares, dentre elas a Representante Especial do Secretário-Geral da ONU, Elizabeth Spehar, e o Embaixador do Brasil no Chipre, Jose Inácio Padilha.

 

 

Conheça um pouco mais sobre a Missão no Chipre

 


A UNFICYP foi criada em 1964 pelo Conselho de Segurança da ONU e tem por missão precípua o monitoramento da buffer zone, área de isolamento entre o sul da ilha, ocupado por grego-cipriotas, e o norte da ilha, sob o controle dos turco-cipriotas. A missão também ter por finalidade prevenir a recorrência do conflito ocorrido em 1974, que causou a divisão da ilha, bem como manter um ambiente seguro e estável que permita uma solução política justa e duradoura para o Chipre.

 

 

A missão conta com dois militares brasileiros, sendo um no Estado-Maior da UNFICYP e outro como Observador Militar e Oficial de Ligação.
 

Fonte:UNFICYP
Publicado:$pubDate