« Voltar

Fiscalização de Produtos Controlados implanta projeto de agendamento eletrônico

 

Brasília (DF) – Em 2016, ocorreram grandes transformações no Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados (SisFPC), dentre elas, a criação do Projeto Excelência no Atendimento (EXATE), que surgiu como um pacote de medidas para a melhoria e o aperfeiçoamento do atendimento.

 

 

A primeira iniciativa para a implantação do EXATE teve início no dia 23 de janeiro deste ano. Nessa data, foi ministrado, pela Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC) no Quartel-General do Exército, Forte Caxias, em Brasília (DF), o primeiro treinamento do Sistema de Gerenciamento de Atividades com Produtos Controlados pelo Exército (SIGAPCE), que engloba o Sistema de Agendamento Eletrônico (SAE) e o Sistema de Protocolo  Eletrônico (SISPROT), com representantes das 12 Regiões Militares que atuam na área.

 

A iniciativa visa ao maior aperfeiçoamento nos serviços prestados aos usuários, além de motivar cada vez mais ações de impacto, desencadeadas em curto prazo, que possam trazer benefícios tanto às pessoas físicas quanto jurídicas que buscam os serviços oferecidos nos mais de 300 postos espalhados em todo território brasileiro.

 

As ações englobadas pelo EXATE contemplarão a adoção de um sistema único para agendamento do atendimento presencial, ferramentas de acompanhamento e de digitalização de processos, mapeamento e padronização dos procedimentos de todo o Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados (SFPC) e, ainda, o georeferenciamento e a otimização das vistorias.

 

O SIGAPCE é um recurso novo, oferecido a usuários que acessem a área de protocolo e agendamento eletrônico em nível nacional. Ele foi desenvolvido pela 2ª Região Militar, situada na cidade de São Paulo, e adaptado pela DFPC. O serviço de gerenciamento de atividades será abrangido e adaptado de acordo com a rotina de cada Região Militar.

 

O SAE tem como objetivo controlar e organizar o atendimento dos usuários requerentes nas organizações militares que possuam atendimentos da rede de fiscalização de Produtos Controlados pelo Exército, além de agendamento feito pela internet por intermédio de cadastro prévio.

 

O SISPROT tem a finalidade  de manter registro e histórico do andamento dos processos protocolados na SFPC por parte dos interessados em exercerem atividades com Produtos Controlados pelo Exército, além de disponibilizar informações em tempo real ao requerente quanto à situação de seu processo. As Regiões Militares poderão dar informações  mais detalhadas sobre o assunto.

 

Todo esse trabalho faz parte do projeto da nova governança do SisFPC. A iniciativa tem provocado verdadeira transformação no Sistema, com mudanças significativas em seus pilares, resultando em um sistema transformado, moderno e eficaz, que utiliza como modelo motivador o seu novo lema: “SisFPC: Você pode confiar!”.

Fonte:DFPC
Publicado:13/02/17 14:21