22º BI dá início à Operação Tocantins dentro do Projeto Rondon

 

Palmas (TO) – As atividades do Projeto Rondon em Palmas, no Tocantins, tiveram início em 20 de janeiro, com a recepção aos professores e universitários que participarão da Operação Tocantins, sob a responsabilidade do 22º Batalhão de Infantaria (22º BI). Logo em seguida, ocorreu a formatura Batalhão, que contou com a presença de autoridades civis e militares, além de convidados e dos 330 rondonistas de 33 universidades dos diversos Estados da Federação.

 

 

No dia 21 de janeiro, aconteceu a cerimônia de abertura da Operação, no auditório da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A solenidade foi prestigiada pelo Ministro do Superior Tribunal Militar (STM), José Barroso Filho; pelo Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa, Tenente-Brigadeiro do Ar R/1 Ricardo Machado Vieira; pelo Coordenador-Geral do Projeto Rondon, Brigadeiro de Infantaria Augusto Cesar Amaral; pelo Assessor do Diretor do Departamento de Ensino, Gen Bda Freitas; pela Vice-Governadora do Estado, Sra Cláudia Lélis; pela Secretária de Educação, Juventude e Esportes do Estado, Wanessa Sechim; e pelo do Vice-Reitor da UFT, Luiz Eduardo Bovolato.

 

O Capitão de Fragata José Antônio Gomes da Silva, do Ministério da Defesa, realizou a introdução da cerimônia, apresentando aos rondonistas um panorama geral de Tocantins, do Projeto Rondon e da Operação da qual estavam participando. Além disso, foram transmitidas orientações sobre as ações que serão desenvolvidas. A Vice-Governadora apresentou as boas-vindas aos rondonistas e declarou aberta a Operação Tocantins.

 

Para finalizar esse primeiro dia, procedeu-se a uma palestra, proferida pelo Ministro José Barroso Filho, com o tema “Educando para a esperança”.

 

A Operação Tocanstins terá efetivo início das atividades no domingo, quando os rondonistas irão se deslocar para as 16 cidades em que será desencadeada.

Fonte:22º BI
Publicado:$pubDate