11º GAC recebe o presidente regional da Federação Italiana do Combatente Aliado

 

Rio de Janeiro (RJ) – Em 27 de abril, o 11º Grupo de Artilharia de Campanha (11º GAC) recebeu a visita do Sr Giovanni Sulla, cidadão italiano, nascido na cidade de Montese, atual presidente regional da Federação Italiana do Combatente Aliado. Como profundo admirador da Força Expedicionária Brasileira (FEB), possui imenso acervo histórico em sua residência.

 

 

Em 25 de abril de 2010, por ocasião da visita do General de Exército Enzo Martins Peri, então Comandante do Exército, o Sr Giovanni doou para o Exército Brasileiro duas esculturas produzidas com estilhaços recolhidos em sua cidade natal. Tais esculturas foram repassadas ao 11º GAC, Grupo que detém a denominação histórica de “Grupo Montese”, em virtude dos feitos do então IV Grupo da FEB na libertação daquela cidade do jugo nazista.


Durante sua estada, o Comandante do Grupo apresentou ao visitante a nova morada das esculturas, ao percorrerem as instalações do aquartelamento. O Sr Giovanni mostrou-se bastante emocionado ao rever suas obras, ao ouvir o brado de “Montese” ecoando pela Unidade a milhares de quilômetros de sua terra natal e ao condecorar o Estandarte da Unidade com a Medalha Europeia da associação a qual pertence.


Sua passagem pela Unidade traz consigo a memória de todos os bravos brasileiros que atravessaram o Atlântico para lutar nas encostas italianas, em prol da democracia e da paz mundiais.

 

Fonte:11º GAC
Publicado:$pubDate