Brasil volta ao topo do Mundial de Pentatlo Militar

 

Rio de Janeiro (RJ) – Acabando com um jejum de 22 anos, a equipe masculina de Pentatlo Militar das Forças Armadas do Brasil sagrou-se campeã do 63º Campeonato Mundial de Pentatlo Militar do Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM). O último título do Brasil havia sido conquistado em 1994. A competição, ocorrida de 7 a 14 de agosto, em WienerNeustadt, Áustria, reuniu 167 atletas de 28 países.

 

 

 

 

A equipe das Forças Armadas é composta completamente por militares do Exército Brasileiro. O Capitão Tiago Cabral Silva, do 20º Batalhão Logístico Paraquedista, e o Primeiro-Tenente Douglas de Castro Jacinto, da Escola de Educação Física do Exército, conquistaram o 3º e 4º lugar no Individual Geral, respectivamente. Também integraram a equipe o Capitão Diego Garcia Leite, o Capitão André Silva Torres, o Segundo-Tenente Thiago Dias Sales e o Terceiro-Sargento Leonardo Ressurreição.

 

A prova de Pentatlo Militar

Considerado o principal e mais tradicional esporte do CISM, o Pentatlo Militar é uma prova atlética baseada no treino específico do combatente, sendo composto pelas seguintes provas: Tiro, Natação Utilitária com Obstáculos, Corta-Mato ou Corrida Através do Campo (cross), Lançamento de Granadas e Corrida numa Pista de Obstáculos. Cada equipe é composta por seis atletas. Os quatro melhores contam pontos para classificação geral por equipe. Todos têm que realizar as cinco provas.

 

Há mais de cinquenta anos que essa disciplina é objeto de competição entre militares de diferentes nações, sob a organização do CISM, que realiza campeonatos mundiais, continentais e regionais.

Fonte:2º B Fron
Publicado:$pubDate