II Jornada de Defesa Cibernética e Fórum Ibero-Americano de Ciberdefesa na Espanha

 

Madri (Espanha) – No período de 23 a 27 de maio, foi realizada, na cidade de Madri, no Reino da Espanha, a II Jornada de Defesa Cibernética, do qual o Comandante de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro, General de Divisão Paulo Sergio Melo de Carvalho, destacou-se como um dos palestrantes.

 

 

A Jornada deste ano foi organizada pelo Mando Conjunto de Ciberdefensa e teve como tema central “Operaciones Militares en el ciberespacio”. A abertura do evento ocorreu no dia 23 de maio, com a presença do Chefe de Estado-Maior da Defesa, Almirante-General Fernando García Sánchez, que afirmou que, atualmente, o ciberespaço converteu-se em um novo teatro de operações militares, que obriga a variar a estratégia diante dos conflitos.


No primeiro dia do evento, o General Carvalho apresentou o tema “Contribuição da Defesa Cibernética para a Segurança Nacional”, discorrendo sobre a organização e a missão do Comando de Defesa Cibernética do Brasil, com destaque para os trabalhos desenvolvidos em prol dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.


Durante os quatro dias de Jornada, mais de 700 especialistas de 28 países, compartilharam experiências e lições aprendidas de operações recentes de nível nacional e internacional e abordaram temas, como o desafio de integrar a defesa cibernética no processo de planejamento operacional, o impacto potencial sobre os ataques de segurança nacional aos operadores e à infraestrutura crítica e uma atenção especial aos aspectos legais do ciberespaço.


O encerramento da Jornada, ocorrida em 26 de maio, contou com a presença do Ministro de Defesa do Reino da Espanha, Sr Pedro Morenés.


No dia 27, ocorreu, ainda, o I Fórum Ibero-americano de Ciberdefesa, uma iniciativa do Brasil e da Espanha. As atividades foram realizadas nas dependências do Mando Conjunto de Ciberdefensa Espanhol, tendo contado com a participação de nove países.

 

Fonte:ADIDEFEX Espanha
Publicado:$pubDate