Dúvidas mais Frequentes

1. Com quantos anos de idade começa a carreira no Exército Brasileiro?
R - A carreira poderá começar a partir dos 16 (dezesseis) anos de idade, que é o limite mínimo de idade para a inscrição no concurso da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, no sítio eletrônico: www.espcex.ensino.eb.br.

2. Como posso ser Oficial ou Sargento do Exército Brasileiro?
R - De acordo com idade e nível de escolaridade, existem várias opções para homens e mulheres ingressarem no Exército, seja como militar de carreira ou temporário. Para saber mais acesse, em nosso site, as opções “Militar de Carreira” e “Militar Temporário”.

3. Quais áreas de interesse do Exército para ingresso de Sargento Temporário e Oficial Temporário?
R -
Para conhecer as áreas de interesse do Exército Brasileiro acesse a opção “Militar Temporário” em nosso site.

4. Como faço para fazer parte da aviação do Exército Brasileiro?
R -
Para ser Oficial da Aviação do Exército é necessário ter se formado na Academia Militar das Agulhas Negras e posteriormente ser submetido à seleção específica.

5. Quando haverá concurso para Oficial Capelão Militar ?
R -
As informações sobre os concursos para Capelania Militar devem ser obtidas no site da Escola de Administração do Exército. Procure, também, a Região Militar na sua cidade ou a Organização Militar mais próxima para obter informações a respeito do período de inscrição e se existem vagas de temporárias previstas para essa área. Desse modo, é conveniente verificar na opção “Serviço Militar”, os endereços e telefones das Seções do Serviço Militar Regional (SSMR) à qual Região Militar sua cidade está vinculada.

6. O que fazer para ingressar no Exército Brasileiro como Capelão Militar?
R –
O ingresso poderá ser como militar de carreira ou temporário.
      O Capelão Militar de carreira é aquele que, mediante aprovação em concurso público, é incluído no Quadro de Capelães Militares, no posto de Aspirante a Oficial, podendo chegar até o posto de Tenente-Coronel. As informações sobre o ingresso na condição de Capelão de carreira estão na opção “Escolas Militares” no link “EsFCEx”.
      O Capelão Militar temporário é aquele selecionado por exame de títulos e que pode exercer a sua função no Exército, até no máximo 7 anos. As informações sobre o ingresso na condição de Capelão Temporário estão na opção “Militar Temporário”. Ressalta-se que o ingresso de Capelães segue as mesmas diretrizes dos Oficiais Técnicos Temporários (OTT).

7. Quanto devo ganhar ingressando no Exército Brasileiro?
R -
Em relação aos vencimentos, solicita-se a consulta à Lei de Remuneração dos Militares das Forças Armadas.

8. Sou míope. Esse fato impossibilita meu ingresso no Exército Brasileiro?
R -
Só o exame médico poderá avaliar se o individuo é apto para servir ao Exército.