Escolas Militares

 

Escola de Sargentos das Armas (EsSA)

A Escola de Sargentos das Armas (EsSA), localizada na cidade de Três Corações, MG, é o estabelecimento de ensino militar do Exército responsável pela seleção e formação dos sargentos de carreira do Exército Brasileiro.

Quando aprovado, o aluno realizará um período básico de instrução em uma das Organizações Militares das seguintes cidades: Altamira-PA, Fortaleza-CE, Recife-PE, Jataí-GO, Juiz de Fora-MG, Pouso Alegre-MG, Campo Grande-MS, Rio de Janeiro-RJ, Jundiaí-SP, Pirassununga-SP, Blumenau-SC e Alegrete-RS.

O período de qualificação é realizado em 03 (três) estabelecimentos de ensino militar do Exército:

  • Escola de Sargentos das Armas, onde são formados os sargentos de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações, que são as chamadas "Armas" com atuação na linha de frente do combate.
  • Escola de Sargentos de Logística (EsSLog), situada no Rio de Janeiro-RJ, é o Estabelecimento de Ensino responsável pelos cursos de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos de Material Bélico (Mecânico de Viatura, Mecânico de Armamento e Mecânico Operador), Intendência (área administrativa), Topografia, Manutenção de Comunicações (equipamento rádio) e Sáude. Além do Curso de Formação de Sargentos Músicos e do Curso de Especialização em Mestre de Música.O ingresso ocorre exclusivamente por meio do concurso de âmbito nacional realizado pela EsSA. São os militares que apoiam o combate. Conheça a Escola: www.esslog.ensino.eb.br.
  • Centro de Aviação do Exército, situado em Taubaté-SP, forma o sargento encarregado pela manutenção de equipamentos de aviação. Conheça o Centro: www.ciavex.ensino.eb.br.

O período de qualificação visa aprimorar os aspectos do Período Básico e preparar o sargento para ocupar, efetivamente, cargos destinados de acordo com sua área de atuação.

Algumas condições para inscrição:

  • ser brasileiro nato;
  • sexo masculino ou ambos os sexos (somente para a área de Saúde);
  • ter no mínimo 17 e no máximo 24 anos de idade ou 26 anos para as áreas de saúde e música. Todas as idades serão referidas a 31 de dezembro do ano da matrícula;
  • ter concluído o Ensino Médio, ou concluí-lo até a data da matrícula.

As inscrições ocorrem, anualmente, nos meses de junho, julho e agosto. O concurso compõe-se de: exame intelectual, inspeção de saúde e exame de aptidão física. Mais informações no site: www.esa.ensino.eb.br

Contato: