Perguntas Frequentes

Identificação / Atualização dos dados de pessoas vinculadas ao EB

1. Do que trata a identificação ou atualização dos dados de identificação das pessoas vinculadas ao Exército Brasileiro?

R - É um processo de inserção dos dados de identificação (dados civis, impressões digitais, etc.) de todas as pessoas com qualquer tipo de vínculo com o Exército Brasileiro, em um banco de dados informatizados.

As pessoas que foram identificadas pelo Serviço de Identificação do Exército antes de iniciar o funcionamento do sistema informatizado, tiveram esses dados gravados em fichas de papel e serão convidados a procurar sua Organização Militar (OM) de vinculação (ou OM de vinculação de seu responsável), para que sejam inseridos esses dados no novo sistema.

Existem ainda indivíduos que, antigamente, não eram obrigados a ser identificados pelo Serviço de Identificação do Exército, e como o Exército Brasileiro pretende utilizar esse banco de dados para outros fins, TODOS devem ser incluídos nesse banco de dados.

Para o filho de militar de carreira que perdeu a condição de dependente, e o Aspirante-a-Oficial e Oficial da Reserva fora do serviço ativo, a identificação e/ou atualização NÃO É OBRIGATÓRIA.

 

2. Quem precisa fazer a identificação ou atualização dos dados de identificação?

R – Quem possui qualquer vínculo com o Exército Brasileiro e nunca foi identificado pelo Serviço de Identificação do Exército. Se ainda tem dúvidas sobre isso verifique os universos abrangidos num Gabinete de Identificação Regional ou Posto de Identificação.

Se já foi identificado pelo Serviço de Identificação do Exército, verifique a data da emissão de sua última Carteira de Identidade e em qual Região Militar ela foi emitida, e consulte a data da entrada em operação do sistema num Gabinete de Identificação Regional ou Posto de Identificação.

 

3. Para onde devo me dirigir para realizar a identificação?

R - Dirija-se à sua Organização Militar (OM) de vinculação, ou a de seu Responsável. Caso tenha dúvidas sobre sua OM de vinculação, acesse o site da Diretoria do Serviço Militar,.

Se na Guarnição da OM de vinculação houver um Órgão de Identificação, será encaminhado até ele. Caso contrário, um militar habilitado da respectiva OM irá colher todos os dados e documentos necessários.

Locais:dsm.dgp.eb.mil.br/index.php/2013-01-16-16-25-30/servico-de-identificacao-do-exercito/gabinetes-e-postos-de-identificacao

 

4. Qual é a documentação que preciso providenciar para a identificação?

R - Para maiores esclarecimentos acesse o site da Diretoria do Serviço Militar, Local:

http://dsm.dgp.eb.mil.br/index.php/2013-01-16-16-25-30/servico-de-identificacao-do-exercito/confeccao-da-identidade

 

5. Quanto vai custar para realizar a identificação?

R - O processo de inserção de informações no banco de dados do Serviço de Identificação do Exército é GRATUITO. Só haverá custo se o indivíduo desejar que seja emitida uma Carteira de Identidade (Atualmente: R$ 8,00).

 

6. Como posso pagar a taxa de indenização para carteira de identidade?

R - A taxa de indenização para Carteira de Identidade poderá ser paga por intermédio de Guia de Recolhimento da União (GRU), para pagamento no Banco do Brasil ou por intermédio de depósito bancário em caixa eletrônico do Banco do Brasil.

 

7 - Tenho dúvida sobre a Organização Militar de vinculação. O que devo fazer?

R - Acesse o site da Diretoria do Serviço Militar, para tirar sua dúvida. 

Se na guarnição da sua Organização Militarde vinculação houver um Órgão de Identificação, será encaminhado até ele. Caso contrário, um militar habilitado daquela OM irá solicitar todos os seus dados e documentos necessários.

Para todas as categorias que recebem remuneração, proventos ou pensão são aquelas que constam em seu contracheque.

Para os Oficiais da Reserva da 2ª Classe fora do serviço ativo, é a Seção do Serviço Militar Regional da Região Militar correspondente à localidade em que residem.

Para os filhos dos militares de carreira que perderam a condição de dependência, é o Gabinete de Identificação Regional (GIR) referente à Região Militar enquadrante da OM de vinculação do (a) genitor (a).

Para os dependentes de militares e pensionistas, a OM de vinculação do responsável.