documentos à Imprensa

Novo Comandante do Exército

O Centro de Comunicação Social do Exército informa que o General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira assumirá o Comando do Exército, conforme indicação do Sr Ministro de Estado da Defesa, ratificada pelo Sr Presidente da República nesta data.

Ao ser nomeado para o cargo de Comandante do Exército, o General de Exército (Gen Ex) Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira exercia o cargo de Chefe do Departamento-Geral do Pessoal (DGP), situado em Brasília-DF.

O Gen Ex Paulo Sérgio nasceu na cidade de Iguatu, estado do Ceará, em 28 de agosto de 1958, e é filho de José Adolfo de Oliveira (in memorian)  e Lindalva Nogueira de Oliveira.

Foi promovido ao posto atual em 31 de março de 2018.

Oriundo do Colégio Militar de Fortaleza, foi incorporado às fileiras do Exército em 4 de março de 1974, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas-SP.

Em 1977, ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), sediada em Resende - RJ, tendo sido declarado Aspirante a Oficial da Arma de Infantaria em 15 de dezembro de 1980.

Além dos Cursos de Formação, de Aperfeiçoamento, de Altos Estudos Militares e de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército, realizou o Curso de Operações na Selva e os Estágios de Escalador Militar, de Operações Psicológicas e de Comunicação Social.

Durante a sua carreira militar, serviu em unidades de Infantaria, como o 15º Batalhão de Infantaria Motorizado (BI Mtz), em João Pessoa-PB; 71º BI Mtz, em Garanhuns-PE; e 2º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), em Belém-PA. Foi instrutor da AMAN em três oportunidades, onde exerceu diferentes funções, com destaque para a de Comandante do Curso de Infantaria daquela Academia. Foi, também, Subcomandante do 2º BIS, em Belém-PA e Comandante do 10º Batalhão de Infantaria Leve - Montanha, em Juiz de Fora–MG.

Ainda como oficial superior, exerceu as funções de: Oficial de Estado-Maior da 12ª Região Militar, em Manaus-AM; Adido de Defesa, Naval, do Exército e Aeronáutico do Brasil, no México; Chefe da Seção de Promoções de Oficiais da Diretoria de Avaliação e Promoções - DAProm e Subdiretor de Avaliação e Promoções, em Brasília-DF; e Chefe da Seção de Comunicação Social do Comando da 10ª Região Militar, em Fortaleza-CE.

Como Oficial General, exerceu os cargos de Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Oeste, em Campo Grande - MS; Comandante da 16a Brigada de Infantaria de Selva, em Tefé-AM; Chefe do Estado-Maior do Comando Militar da Amazônia e Comandante da 12ª Região Militar, em Manaus-AM; Subchefe de Assuntos Internacionais do Ministério da Defesa e Subchefe de Organismos Americanos do mesmo Ministério, em Brasília-DF; Comandante Logístico do Hospital das Forças Armadas, também em Brasília-DF; Comandante Militar do Norte, em Belém-PA; e Chefe do Departamento-Geral do Pessoal.

Dentre as condecorações com que foi agraciado, destacam-se: a Ordem do Mérito Militar; a Ordem do Mérito Naval, a Ordem do Mérito Aeronáutico, a Ordem do Mérito Judiciário Militar, a Ordem do Mérito do Ministério Público Militar, a Medalha Militar de Ouro, com Passador de Platina, a Medalha do Pacificador, a Medalha da Vitória, a Medalha Santos Dumont, o Distintivo de Comando Dourado e a Medalha de Serviço Amazônico, com Passador de Prata.

O General Paulo Sérgio é casado com a Sra Maria das Neves Paiva França de Oliveira. O casal possui três filhos, dois netos e uma neta.

 

Brasília,  DF, 31 de março de 2021