Jogos Desportivos do Exército 2018


 

De 15 a 20 de outubro de 2018, o Exército Brasileiro realiza, em Brasília, os “Jogos Desportivos do Exército 2018”, maior evento esportivo militar da Força. As competições acontecem  no Estádio Olímpico de Atletismo do Comando Militar do Planalto (CMP), no Ginásio Vera Cruz do CMP, no 1º Regimento de Cavalaria de Guarda (1º RCG), no Estande de Tiro Gen Darcy Lázaro, no 11º Grupo de Artilharia Antiaérea (11º GAAAe) e no Clube do Exército (sedes Lago e SMU).

Participam dos Jogos cerca de 700 atletas dos oito Comandos Militares de Área, que disputarão oito modalidades esportivas, nas categorias masculino e feminino: atletismo, hipismo, judô, orientação, pentatlo militar, tênis, tiro e voleibol. Ao todo serão empregados mais de 1.300 militares, entre comissão organizadora, atletas, dirigentes, árbitros e pessoal de apoio.

O evento conta com o apoio do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), da Comissão de Desportos do Exército (CDE), responsável pelo planejamento e pela organização, e  do Comando Militar do Planalto, que realizará a execução e direção.

 

Histórico:

Os Jogos Desportivos do Exército (JDE) originaram-se dos Jogos Marciais criados em 1981. Têm como objetivo desenvolver o espírito competitivo do desporto militar, detectar talentos desportivos, fortalecer laços de amizade e camaradagem, incentivar a preparação física – componente indispensável do treinamento físico militar e pilar fundamental na manutenção da operacionalidade, – e desenvolver espírito de corpo e atributos da área afetiva.

Os JDE são primordiais para a descoberta de talentos esportivos, pois contribuem para a manutenção da participação da Força Terrestre nos campeonatos brasileiros das Forças Armadas organizados pela Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB), nos Mundiais Militares do Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM) e nas diversas competições civis em que os atletas do Exército se fazem presentes.

 

Serviço:

Jogos Desportivos do Exército 2018

- Data: 15 a 20 de outubro de 2018 (segunda a sábado).

- Cerimônia de abertura: 15 de outubro (segunda-feira), às 09:00 h, no Estádio Olímpico de Atletismo do CMP, Brasília (DF).

- Cerimônia de encerramento: 20 de outubro (sábado), às 10:30 h, no 1º Regimento de Cavalaria de Guarda (1º RCG), Brasília (DF).

- Data, local e horário dos jogos: conforme programação pelo link.

- O evento é aberto ao público e a entrada é franca.

- Para maiores informações sobre o evento e acompanhamento on line dos resultados, consulte o site da Comissão de Desportos do Exército (http://www.cde.eb.mil.br/) ou dos Jogos Desportivos do Exército (http://www.jde2018.com.br/).

- Outras informações: Seção de Comunicação Social da CDE, telefone (21) 2586-2265, email jde2018@gmail.com e Seção de Comunicação Social do CMP, telefone (61) 2035-2053, email imprensadocmp@gmail.com.