AMAZONLOG17: ações humanitárias


Publicação: Ter, 29 Ago 2017 15:05:00 -0300


 

Logística militar integrada levará assistência humanitária à população da Pan-Amazônia

 

     O AMAZONLOG17 é um Exercício de Logística inédito na América do Sul e ocorrerá na Região Amazônica, em Tabatinga, Estado do Amazonas, na tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru. Em toda a área, serão desenvolvidas ações combinadas por tropas e agências brasileiras e dos países fronteiriços, com as seguintes características:

     - caráter multinacional e interagências;
     - foco em ações humanitárias e na proteção da vida humana;
     - preservação do meio ambiente e da sustentabilidade;
     - desdobramento de Unidades Logísticas Multinacionais Integradas;
     - emprego de sistema logístico para apoiar civis e militares em regiões remotas, desassistidas e com pouca infraestrutura, como ocorre em Operações de Paz e de Ajuda Humanitária;
     - espaço para que empresas do setor de Segurança e de Defesa, bem como de outros segmentos da indústria brasileira e do exterior apresentem, em exposição ou durante o Exercício, soluções inovadoras e produtos de uso dual, com destaque para as organizações que trabalham com geração de energia limpa em proveito das comunidades da Amazônia, o que pode contribuir com o desenvolvimento sustentável da região;
     - incrementar a interoperabilidade com forças armadas e agências dos países limítrofes na região e de outros países participantes, criando capacidade de resposta multinacional no campo da logística e ações humanitárias;
     - baseado na cooperação internacional; e
     - amparado nas políticas, estratégias, leis e acordos de cooperação internacionais.

     Participam desse exercício logístico pioneiro: as Forças Armadas de 16 países, com observadores; o Brasil, a Colômbia e o Peru, com tropas e meios logísticos; e os EUA com observadores e meios logísticos (uma aeronave de transporte C130, uma cozinha móvel, uma estação de purificação de água e uma equipe de saúde).

     O AMAZONLOG17 conta, ainda, com as seguintes agências: ANVISA; Departamento de Imigração e Assuntos Jurídicos do MRE; Departamento de Polícia Federal; FUNAI; FUNASA; IBAMA; INFRAERO; Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio); Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil; Secretaria da Receita Federal; VIGIAGRO e os órgãos de segurança pública locais. Há possibilidade da participação de agências homólogas colombianas e peruanas.

 

     Etapas do Exercício

     O AMAZONLOG17 está dividido em três grandes eventos:

     - De 28 de agosto a 1º de setembro: Exercício de Mesa em Manaus (AM), a fim de ajustar os planejamentos.
     - De 26 a 28 de setembro: Simpósio de Logística Humanitária (SILOGEM), em conjunto com a Exposição de Material de Emprego Militar, atividades preparatórias e que acontecerão, também, na Capital do Amazonas.
     - De 6 a 13 de novembro: Exercício Logístico propriamente dito, na região da tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru, com a instalação de uma Base Logística Multinacional Integrada em Tabatinga.


 

     Contatos
     Assessoria Especial do COLOG - Gen Div Racine: racine.bezerra@eb.mil.br (71) 99195-6681; e Cel Sayd: sayd.said@eb.mil.br (61) 2035-2282/(61) 99616-3168.
     Oficiais de ligação - Cel Lupchinski: d7amazonlog17@gmail.com (61) 99873-8753; e Maj Vasconcelos: d7amazonlog17@gmail.com  (92) 99270-8513 / (92) 3659-1215 / (21) 98210-8513 (whatsApp).
  Ou entre em contato com o Centro de Comunicação Social do Exército, pelo e-mail imprensa@ccomsex.eb.mil.br; e telefone (61) 3415-5711.
         Para saber mais, acesse http://www.eb.mil.br/amazonlog17