Avisos

Sistemática de Acompanhamento Doutrinário e Lições Aprendidas (SADLA)

1. O Comando de Operações Terrestres (COTER) vem consolidando a Sistemática de Acompanhamento Doutrinário e Lições Aprendidas (SADLA), no âmbito do Exército Brasileiro. A SADLA é o processo que reúne os conhecimentos militares disponíveis por meio das experiências doutrinárias oriundas da instrução individual e coletiva, dos exercícios de adestramento e do emprego da Força em operações militares, visando à evolução contínua da Doutrina Militar Terrestre (DMT). A sistemática busca aproveitar tudo o que possa interferir positivamente no preparo e/ou no emprego, por meio de lições aprendidas e melhores práticas.


2. As novas Instruções Reguladoras da SADLA (EB70-IR-10.007) foram aprovadas e publicadas no BE Nr 52/2017, de 29 de dezembro de 2017. Por sua vez, o Portal de Lições Aprendidas é a plataforma digital na qual os usuários podem submeter suas propostas, editá-las, acompanhar seu andamento, consultar outras propostas em processamento, fazer comentários, além de ter acesso ao banco de dados de lições aprendidas e melhores práticas já homologadas pelo Centro de Doutrina do Exército (C Dout Ex/COTER).


3. No intuito de propiciar a difusão do conhecimento produzido pelo C Dout Ex, solicita-se a ampla divulgação do Portal de Lições Aprendidas a todos os militares integrantes das OM subordinadas. O referido portal encontra-se disponível no endereço eletrônico: https://sadla.coter.eb.mil.br/.