Avisos

Os Colégios Militares e a pandemia de 2020

No dia 1º de março de 2021, a Biblioteca do Exército (BIBLIEx) fará o lançamento do livro “OS COLÉGIOS MLITARES E A PANDEMIA DE 2020”. Um dos mais representativos anos entre os mais de 130 vividos pelo Sistema Colégio Militar do Brasil merecia, com certeza, um registro em livro. A obra tem o objetivo de mostrar o trabalho que foi desenvolvido pelo Sistema Colégio Militar do Brasil no enfrentamento aos inúmeros desafios que a conjuntura da pandemia do novo coronavírus trouxe para a Educação Básica.

 

No mundo, em 2020, mais de 1,5 bilhão de alunos foram afetados pelo fechamento de escolas devido à pandemia. Nessa crise sem precedentes, a educação formal em todos os níveis foi colocada em xeque, mas o Sistema Colégio Militar do Brasil não parou. No mês de março dava início uma grande jornada de luta por um sistema de Ensino cujo espírito, herdado da Força Terrestre, jamais admitiu a paralisação como conduta a ser adotada. Foram muitas experiências marcantes que podem, inclusive, servir de inspiração e exemplo a todos aqueles que acreditam que uma Nação forte é construída com a devida atenção à educação de sua juventude.

 

O livro que faz o registro foi organizado pelo Cel R1 Marco Antonio Souto de Araujo, gerente de Projetos Educacionais do Sistema Colégio Militar do Brasil e teve o projeto gráfico e a diagramação idealizados pela BIBLIEx.

 

A obra, após o lançamento, estará disponível na Biblioteca Digital da BIBLIEx na página www.bibliex.eb.mil.br e para consulta nas Bibliotecas dos Colégios Militares e da Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial a partir de 10 de março.