Campanha de Prevenção à Rabdomiólise

Diante da incidência de casos de Rabdomiólise no âmbito da Força, o Comando do Exército aprovou, por meio da Portaria nº 129, de 11 de março de 2010, a diretriz para a implantação do Programa de Prevenção e Controle da Rabdomiólise Induzida por Esforço Físico e pelo Calor.


Ao Estado-Maior do Exército foi atribuída a missão de elaborar propostas de medidas de controle, prevenção e tratamento da doença, contando, para isso, com a assessoria da Diretoria Geral do Pessoal, do Departamento de Educação e Cultura do Exército e do Comando de Operações Terrestres. Ao Centro de Comunicação Social do Exército coube a divulgação de uma campanha informativa sobre a Rabdomiólise, seus sintomas, complicações, associação ao estresse térmico e, principalmente, sobre a sua prevenção.

É necessário que seja enfatizada, em todos os níveis, a importância da conscientização dos militares para o problema, com incentivo à hidratação durante as atividades físicas (especialmente em condições climáticas severas) e orientação para que os instruendos não façam uso de complementos alimentares sem um acompanhamento médico ou de um nutricionista. O exercício da liderança exige a preocupação permanente com a saúde e o bem-estar dos subordinados.

Ajude você também a difundir a prevenção da Rabdomiólise na sua Organização Militar.

 

Entenda o que é a Rabdomiólise


A Rabdomiólise é caracterizada por danos à musculatura esquelética. Quando isso ocorre, o conteúdo das células musculares é liberado na corrente sanguínea, o que pode ser potencialmente tóxico e ocasionar  lesão nos rins e arritmias cardíacas, levando, em casos extremos, à morte.


Há uma forte relação entre a Rabdomiólise e a atividade intensa e prolongada a que são submetidos os militares durante algumas instruções ou exercícios físicos. A privação de água, as condições adversas de clima e de umidade, bem como o calor, agravam ainda mais a situação. O uso de certos complementos alimentares, por sua vez, pode provocar a retenção de água nos músculos, aumentando, por consequência, a concentração de sólidos no sangue. O resultado será a dificuldade de filtragem do sangue nos rins.


Os pacientes de Rabdomiólise queixam-se de dores musculares, rigidez, câimbras, mal-estar, urina de coloração anormal (vermelho escuro ou castanho) e há sinais de desidratação.

 

Programa de Prevenção e Controle da Rabdomiólise

A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) realiza um programa de prevenção e controle da ocorrência da rabdomiólise e de distúrbios térmicos, tais como insolação, intermação e exaustão. Este programa é constituído de orientações para minimizar a possibilidade de surgimento dos citados problemas nos cadetes, durante as atividades de treinamento físico militar e na instrução militar. Outras importantes medidas são a conscientização dos instrutores e monitores quanto à prevenção e controle destes distúrbios e a rigorosa observância das documentações a respeito do assunto. Também é realizada contínua conscientização e ministrada instrução aos cadetes a respeito do assunto, com palestras objetivas e orientações constantes de seus comandantes de pelotão e de subunidades.


Antes dos exercícios, os oficiais analisam as fichas de acompanhamento para reforçar a identificação de cadetes com propensão ao acidente de rabdomiólise, bem como aqueles com problemas de saúde que requerem atenção especial.

Fig.1 Preenchimento de questionário epidemiológico.

A Seção de Educação Física realiza, duas vezes ao ano, a medida de dobras cutâneas e o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) em todos os cadetes. Este controle possibilita antecipar e detectar possíveis dificuldades dos cadetes na matéria Treinamento Físico Militar. Também possibilita identificar os militares que necessitam de orientação e acompanhamento para eliminar o sobrepeso, realizar um regime alimentar e a adoção de um plano de treinamento físico específico e adequado à situação do cadete. Este controle também serve como indício de ingestão de ergogênicos e o consequente acompanhamento mais detalhado do cadete.

Fig.2 Medida de dobras cutâneas.

Não existe atividade na AMAN com privação de água. Durante os exercícios no terreno com maior grau de dificuldade, os oficiais determinam a hidratação obrigatória e por vezes a comando para todos os instruendos. Portanto, a hidratação de todos os cadetes é uma preocupação constante dos instrutores. Cabe lembrar que a falta de uma hidratação adequada é fator importante no desencadeamento da rabdomiólise.

Fig.3 Hidratação do Cadete.

É realizado durante o ano de instrução o Estágio de Atualização Pedagógica com o intuito de capacitar, atualizar e padronizar procedimentos dos instrutores recém-nomeados para aa AMAN. Dentre as instruções previstas no Estágio destacam-se a prevenção de acidentes na instrução e a rabdomiólise e as medidas de profilaxia em exercícios no terreno. Estas palestras também são ministradas em Instrução de Quadros para todos os Of/ST/Sgt da AMAN. Durante todo o ano, outras instruções são ministradas visando capacitar e manter atualizados os instrutores sobre prevenção de acidentes e rabdomiólise.

Mande para redacao@ccomsex.eb.mil.br matérias referentes às medidas adotadas pela sua organização militar para prevenção da Rabdomiólise.
 

Vídeo Exército Notícias Especial
Produtos da Campanha

Os produtos para a Campanha da Rabdomiólise encontram-se disponíveis compactados no formato.zip. Faça o download:

Imagens dos Produtos