O programa

Clique aqui e conheça o Programa MECENAS

O Exército Brasileiro possui um rico patrimônio histórico e cultural, distribuído por todo o território nacional, formado por obras de arte, documentos, museus, bibliotecas, edifícios, sítios históricos, fortes, fortalezas, armas e equipamentos. Devido à importância para a memória militar, assim como para a história do País, o Exército atua no desenvolvimento de ações que possibilitem a preservação e divulgação desses bens culturais.

O Programa Mecenas é uma das mais recentes e importantes iniciativas para a valorização do patrimônio histórico e cultural militar. É coordenado pelo Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), por intermédio da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), que é o órgão técnico-normativo com a missão de orientar, controlar e supervisionar as atividades de preservação, conservação, recuperação, restauração e divulgação do patrimônio histórico, artístico e cultural da Força. O Programa conta com o suporte técnico proporcionado pela Fundação Trompowsky.

Voltado, principalmente, para militares da ativa e da reserva, dependentes e pensionistas, mas também disponível para o público civil, o Programa busca estimular a realização de doações em benefício dos projetos culturais desenvolvidos pela Força Terrestre. O apoio é feito com base na Lei 8.313/1991, conhecida como Lei Rouanet, que possibilita às pessoas físicas destinar até 6% do Imposto de Renda devido a projetos culturais, aprovados pelo Ministério da Cultura.

É uma forma do cidadão participar, diretamente, do processo de valorização e de proteção desse imenso patrimônio cultural e histórico, tornando-se, assim, um Mecenas do Exército Brasileiro.

Os projetos divulgados no Programa Mecenas serão executados pela Fundação Cultural Exército Brasileiro (FunCEB), entidade civil, com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em 15 de dezembro de 2000, por iniciativa do empresariado nacional, com apoio do Comando do Exército.

Neste site, estão disponíveis projetos de interesse para o Exército Brasileiro na área cultural. Leia as informações, faça uma simulação e veja como é fácil doar. Venha fazer parte dessa comunidade e contribuir para a proteção do patrimônio histórico e cultural do nosso Exército.