Curare III

Operação Serra do Tucano (Op Curare III)

Cumprindo preceito constitucional e amparada nas Leis Complementares 97/1999 e 117/2004, a 1ª Brigada de Infantaria de Selva – “Brigada Lobo D’Almada”–, realizou, no Estado de Roraima, nas regiões de fronteira com a Venezuela e Guiana, no mês de junho, a Operação Curare III – 2010.

Esse Exercício teve a finalidade de intensificar a presença das Forças Armadas junto à faixa de fronteira do extremo norte do País, reprimindo os delitos transfronteiriços e ambientais, além de reforçar, junto à população regional, o sentimento de nacionalismo e de defesa da Pátria.

Durante a operação, foi intensificada a vigilância na faixa de fronteira em todo o Estado de Roraima, por meio de patrulhamentos terrestres, aéreos e fluviais.

A Operação Curare III – 2010 contou com a participação de 600 militares e dos seguintes órgãos de segurança pública: Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, FUNAI e o IBAMA. Esse suporte proporcionou maior eficiência e rapidez nas ações de repressão, fiscalização e apoio à população.

Concomitante às ações de patrulhamento e fiscalização, foram desenvolvidas ações de caráter cívico-social, com destaque para o atendimento médico e odontológico aos cidadãos residentes nas localidades inseridas na área de operações, bem com a apresentação de banda de música militar.