Publicação: Ter, 10 abr 2018 09:51:00 -0300

Juiz de Fora (MG) – No dia 7 de abril, integrantes do Batalhão Suez se reuniram para recordar, cultuar a camaradagem e reafirmar compromissos com a paz mundial e os valores perenes do Exército. O Encontro ocorreu no 4º Grupo de Artilharia de Campanha Leve (4°GAC L). Após mais de 50 anos do fim da missão, os veteranos de mais de 5 cidades se reuniram em Juiz de Fora para rever os amigos e comemorar.

 

No evento os veteranos apresentaram um novo vídeo sobre a missão, produzido com o acervo pessoal dos militares. O General José Mauro Moreira Cupertino, juntamente com o Comandante do 4°GAC L, Cel Marcelo Marques da Silva Brun, presidiram a cerimonia. O evento terminou com um churrasco e com varias estórias de quem viveu aquela missão que nunca será esquecida.

 

O Batalhão Suez se constitui na primeira missão de paz com emprego de tropa pela ONU. 20 contingentes do Exército Brasileiro foram enviados ao Oriente Médio como parte das Forças de Paz da ONU no conflito existente entre o Estado de Israel, o Egito, e seus vizinhos árabes a partir de 1956. Foi parte da Força de Emergência das Nações Unidas (UNEF I), em operação no Egito, ao longo do Canal de Suez, durante aquele conflito e nos anos posteriores.


Fonte:4°GAC L