Publicador de conteúdo web

Batalhão de Polícia do Exército de Brasília

Sigla: BPEB CODOM: 0XXXXX
Telefone: (061) 3415-7171 E-mail: bpeb@eb.mil.br/
Endereço: Av Duque de Caxias, S/N - Setor Militar Urbano
Bairro: SMU    
Cidade: Brasília Estado: DF
CEP: 70.630-100  
Histórico

Na Guerra da Tríplice Aliança, em Tuiuti, o Duque de Caxias designou um dos seus batalhões para ser empregado como polícia do acampamento, dando origem à missão da Polícia do Exército em campanha, nos moldes semelhantes aos da atualidade. Na Campanha da Itália, durante a 2ª Guerra Mundial, fez-se necessária a criação de uma tropa guardiã da disciplina militar. Fruto da iniciativa do Marechal Zenóbio da Costa, surgiu a Polícia do Exército, para, em nome do Comandante da Força Expedicionária Brasileira, exercer o controle da área de retaguarda. A partir daí, batalhões de polícia foram criados nas sedes dos comandos militares de área. O Batalhão de Polícia do Exército de Brasília teve a sua origem na Companhia de Polícia da 11ª Região Militar, criada pelo Decreto n° 48.215, de 13 de maio de 1960, cujos primeiros integrantes foram os pioneiros da 6ª Companhia de Guardas, presentes no Planalto Central desde o início das obras da nova Capital - Brasília. Com o Decreto n° 51.332, de 06 de setembro de 1961, foi criado o Batalhão de Polícia do Exército da Guarda Presidencial, que enquadrou a Companhia de Polícia da 11ª RM. Em 21 de dezembro de 1962, através do Decreto n° 1.939, foi criado o Batalhão de Polícia do Exército de Brasília, que veio a receber a denominação histórica de Batalhão Brasília em 1974, numa justa homenagem à cidade que o acolhe.

Missão

Atuar como tropa de Polícia do Exército a fim de cooperar com o Comando Militar do Planalto na Defesa da Pátria, na Garantia da Lei e da Ordem e ficar em condições de participar das Operações Internacionais, de acordo com os interesses do país. O "Canil" do Batalhão tem como missões, atualmente, realizar a busca de drogas e materiais ilícitos nas missões de segurança nas áreas militares sob responsabilidade do BPEB e aquelas designadas pelo Comando Militar do Planalto; realizar o controle profilático e clínico cirúrgico dos cães do BPEB e de animais de outras instituições militares que ali se encontrarem; formar novos condutores e adestradores de cães por intermédio do estágio de Adestrador de Cães de Guerra, habilitando militares a a executar o rastreio e execução prática do policiamento e emprego militar de cinófilos e o emprego tático dos cães de guerra, entre outras.

Cursos e Estágios

A capital federal do nosso país é constantemente visitada por autoridades estrangeiras para tratar de assuntos diplomáticos e/ou visitas especiais. O Estágio tem como objetivo, capacitar o instruendo a proteger e fornecer segurança a estas autoridades de eventuais atentados. No decorrer do estágio, o aluno é instruido a desbordar situações embaraçosas que eventualmente podem vir a surgir. O Estágio tem como objetivo, capacitar o instruendo a proteger e fornecer segurança a estas autoridades de eventuais atentados. No decorrer do estágio, o aluno é instruido a desbordar situações embaraçosas que eventualmente podem vir a surgir.

Destaque

Seção de Cães de Guerra A Sessão de Cães de Guerra do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília foi criada no ano de 1975, com a missão de apoiar o BPEB em suas atividades operacionais. O "Canil" do Batalhão tem como missões, atualmente, realizar a busca de drogas e materiais ilícitos nas missões de segurança nas áreas militares sob responsabilidade do BPEB e aquelas designadas pelo Comando Militar do Planalto; realizar o controle profilático e clínico cirúrgico dos cães do BPEB e de animais de outras instituições militares que ali se encontrarem; formar novos condutores e adestradores de cães por intermédio do estágio de Adestrador de Cães de Guerra, habilitando militares a a executar o rastreio e execução prática do policiamento e emprego militar de cinófilos e o emprego tático dos cães de guerra, entre outras.