REUNIÃO DE ESTUDOS DOUTRINÁRIOS SOBRE A FUNÇÃO LOGÍSTICA DE TRANSPORTE EM OPERAÇÕES CONJUNTAS E DE MANUTENÇÃO DA PAZ

OBJETIVOS DA REUNIÃO

a. Buscar o aperfeiçoamento da interoperabilidade entre as Forças Armadas na função logística transporte, com vistas às operações conjuntas e de manutenção da paz.

b. Buscar o aperfeiçoamento da doutrina de transportes nas Forças Armadas, inclusive no que se refere ao planejamento e à execução do deslocamento e da concentração estratégica em apoio aos Comandos Operacionais quando ativados.

c. Fomentar a padronização de conceitos, procedimentos e materiais entre as Forças Armadas, respeitadas as suas peculiaridades operacionais e técnicas.

d. Buscar o aperfeiçoamento da sistemática de coordenação do transporte estratégico militar, em proveito das operações conjuntas e de manutenção da paz, empregando meios existentes nas Forças Armadas, meios contratados ou meios a serem mobilizados.

e. Fomentar o intercâmbio de experiências na área de transportes e mobilização com as Nações Amigas e o meio civil.

f. Propor sugestões para o aperfeiçoamento do Plano Nacional de Logística de Transportes, particularmente no que se refere ao atendimento de necessidades relativas à infraestrutura estratégica de transportes.

g. Aumentar a participação de segmentos da sociedade relacionados à capacitação nas áreas de transportes e de mobilização, a fim de permitir troca de informações, desenvolvimento de competências específicas, redução de custos logísticos, bem como o incremento de conhecimento da logística estratégica do País.

h. Buscar subsídios para a revisão e atualização da publicação “Manual de Transporte para uso nas Forças Armadas – FA-M-27”.

CONDIÇÕES DE EXECUÇÃO

a.        Período

- 30 de julho a 03 de agosto de 2012.

b.        Local

 - As atividades dos dias 30 julho a 02 de agosto (abertura e palestras de órgãos convidados) serão realizadas no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) - Av. Braz Leme, 3258 - Santana – São Paulo-SP.

 - As atividades do dia 03 de agosto (apresentação dos Grupos de Trabalho e encerramento) serão realizadas no Centro de Preparação de Oficiais de Reserva - SP (CPOR-SP) - Rua Alfredo Pujol, 681 - Santana - São Paulo-SP.

c.         Órgão responsável pela execução do evento

- Subchefia de Logística Operacional (SC-4) da Chefia de Operações Conjuntas (CHOC) do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) do Ministério da Defesa (SC4/CHOC/EMCFA/MD), em coordenação com as Subchefias de Integração Logística (SUBILOG) e de Mobilização (SUBMOB) da Chefia de Logística (CHELOG).

PREVISÃO DE PARTICIPANTES

       - Representantes do Ministério da Defesa.

       - Representantes da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira (setores operativos e logísticos).

       - Representantes das escolas de Altos Estudos Militares das Forças (ESG, EGN, ECEME, ECEMAR, IME e ILA).

       - Representantes de órgãos logísticos da Argentina (Comando de Transportes Conjunto) e dos Estados Unidos da América (USTRANSCOM).

       - Representantes do meio governamental e empresarial ligados à logística de transportes: CODESP (Porto de Santos), Receita Federal do Brasil, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Casas Bahia, TAM, OLEX (Odebrecht), Aliança Navegação e ALL Logística.