Publicador de conteúdo

Retornar para página inteira

2º Batalhão de Infantaria de Selva - 174º Aniversário


Belém (PA) – No dia 19 de agosto o 2º Batalhão de Infantaria de Selva comemorou 174 anos de criação em solenidade militar. Além do desfile da tropa, houve agradecimentos aos "Amigos do 2º BIS", com a entrega de Diplomas aos agraciados e citação ao aniversário da Associação dos Oficiais da Reserva de Belém.


A solenidade contou com a presença do Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Norte, General de Brigada Selmo,  o Excelentíssimo Senhor General de Brigada  R/1 Moura e o Coronel R/1 José Benedito Oliveira Porto, ex-Comandante do 2º BIS.


Histórico


O 2º Batalhão de Infantaria de Selva - "Batalhão Pedro Teixeira", é uma tradicional unidade de Infantaria do Exército Brasileiro e tem suas origens em 1842 como "Corpo Fixo de Caçadores do Piaui". Seus representantes tiveram participação nas mais memoráveis páginas da Infantaria Brasileira. A unidade revive o heroísmo dos combatentes de Avaí e Lomas Valentinas das Campanhas na Guerra da Tríplice Aliança, herdando o legado dos bravos das Campanhas de Canudos, na defesa da Pátria na Segunda Grande Guerra Mundial, no passado recente, mantendo a Democracia e contribuindo com a Paz em Missões no Haiti.


Na atualidade, tem quatro missões básicas: vigiar a fronteira, por meio do Pelotão Especial de Fronteira em Tiriós-PA; preparar a reserva mobilizável, formando soldados e líderes do futuro por meio do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva; cooperar com o escalão superior e as instituições do Estado Brasileiro e a mais importante Defender a Pátria.
 
 

Fonte: 2º BIS