Publicador de conteúdo

Retornar para página inteira

Comando Militar do Nordeste inaugura poço artesiano movido à energia solar no interior do Rio Grande do Norte

João Pessoa – No dia 20 de setembro, o Comando Militar do Nordeste (CMNE) inaugurou um poço artesiano movido a energia solar na comunidade rural do sítio Juá (São joão do Sabugi-RN).

O poço, que tem 60 m de profundidade e vazão de 1.000 l/h, minimizará os efeitos da longa estiagem que castiga as 32 famílias da comunidade que, até então, tinham que buscar água de má qualidade nas proximidades ou aguardar os carros-pipa.

O mesmo sol que castiga a região será a fonte de energia limpa e sustentável a movimentar a bomba hidráulica em uso para bombear água para a cisterna de 10.000 l que estará à disposição da população. O funcionamento do poço desonerará tanto a prefeitura quanto a população, pelo baixo custo de operação e manutenção, e fornecerá água de boa qualidade.

A perfuração de poços no Nordeste trata-se de uma combinação de medidas de emergência para mitigação dos efeitos da seca na região, coordenadas pela Casa Civil da Presidência da República e pelo Ministério da Integração Nacional desde abril.

O 1º Grupamento de Engenharia está encarregado de perfurar 200 poços artesianos, dentre os quais, 40 no Rio Grande do Norte. Até o momento, 42 foram perfurados em três estados nordestinos. Com a chegada de 18 novas perfuratrizes, será aumentada a velocidade e a capacidade de perfuração, permitindo que mais pessoas sejam beneficiadas e sua qualidade de vida melhorada.

Fonte:$outrafonte.getData()
Publicado:25/09/13 14:03