Publicador de conteúdo

Retornar para página inteira

Departamento de Engenharia e Construção (DEC) - Obra no Aeroporto Internacional de Guarulhos

 

Departamento de Engenharia e Construção (DEC) - Obra no Aeroporto Internacional de Guarulhos

Entrega da terraplenagem do aterro do Pátio do TPS-3 (Terminal de Passageiros nº 3) do Aeroporto Internacional de Guarulhos

Guarulhos (SP) - No dia 1º de novembro de 2012 a Diretoria de Obras de Cooperação realizou a entrega da terraplenagem do corpo de aterro do Pátio do TPS-3 (Terminal de Passageiros nº 3) do Aeroporto Internacional de Guarulhos para a INFRAERO.

Participaram do evento o Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste, General Russo, o Diretor de Obras de Cooperação, General Gonçalves, Diretores da INFRAERO, representantes das empresas Paupedra, SA Paulista e ETC, militares do DEC, CMSE, do Destacamento Guarulhos e outros participantes da obra, 

Histórico da obra

Em 16 de maio de 2011, o Exército Brasileiro, por intermédio do Departamento de Engenharia e Construção, e a INFRAERO assinaram o Termo de Cooperação Técnica e Financeira Nr 4, para execução de obras e serviços de engenharia de terraplenagem do corpo de aterro do Pátio do TPS-3 (Terminal de Passageiros nº 3) do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Coube ao DEC, com o Sistema de Obras de Cooperação, o planejamento, gerenciamento, controle técnico e fiscalização desse empreendimento. Para tanto, foi criado o Destacamento Guarulhos, com militares de OMs de todo o país.

O planejamento da obra foi precedido de uma simulação, com o software “Arena”.

Após processo licitatório, as empresas SA PAULISTA e ETC receberam os encargos de execução da terraplenagem, em 2 setores contíguos, mas independentes. Do mesmo modo, a empresa PAUPEDRA foi a responsável pelo fornecimento do insumo pétreo.

As escavações para retirada de solo mole tiveram início em agosto de 2011.

Os principais quantitativos da obra foram os seguintes:

- Limpeza do Terreno, com desmatamento - 310.000 m²
- Escavação e Carga de Mat 1a Cat - 270.000 m³
- Escavação e Carga de Solo Mole - 930.000 m³
- Maciço drenante (pedra rachão) - 1.200.000 m³
- Aterro Compactado - 330.000 m³

  • Nas fotos, flagrantes das atividades desenvolvidas.