FEB 75 Anos

Vitórias da Força Expedicionária Brasileira na Itália - Edição 10

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 11 out 2019

A Conquista de Barga - 11 de outubro de 1944

A consolidação da localidade de Fornaci deu-se nas primeiras horas de 7 de outubro de 1944, após os alemães tentarem, sem sucesso, destruir a fábrica de munições e acessórios para aviões, que havia sido capturada pelo Destacamento FEB no dia anterior.

Após essas ações e uma breve pausa na progressão, o comandante do Destacamento FEB, General Zenóbio da Costa, por necessidade de reorganizar e centralizar os meios de combate, determinou o envio de patrulhas de infantaria, com a tarefa de obter informações atualizadas sobre o inimigo.

 Algumas dessas patrulhas viram-se sob intensos fogos de morteiros e metralhadoras e, ao regressarem com as novas informações sobre os nazistas, suscitaram a decisão do comandante para a retomada do movimento em direção a Barga.

No dia 11 de outubro de 1944, os pracinhas avançaram em direção à cidade de Barga sob o pesado volume de fogo alemão, o que não impediu a ocupação dessa localidade pelos febianos. Barga permaneceu no controle da tropa brasileira até o dia 4 de novembro, quando a FEB foi deslocada do vale do Sercchio para atuar no vale do Reno, setor de combate onde transcorria uma cruenta batalha que deixaria uma dura, mas honrosa lembrança para a Divisão brasileira na Segunda Guerra Mundial.

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército