Adoção da Sistemática de Aproveitamento de Qualificações Funcionais Específicas no Exército Brasileiro

O Estado-Maior do Exército aprovou recentemente, por meio da Portaria nº 242-EME, de 14 de outubro de 2015, a Diretriz de Adoção da Sistemática de Aproveitamento de Qualificações Funcionais Específicas no Exército Brasileiro, com o objetivo principal de permitir o melhor aproveitamento de capacitações, vocações e talentos individuais de militares em áreas de interesse da Instituição e proporcionar-lhes a oportunidade de prosseguimento na carreira, desempenhando cargos e exercendo funções correspondentes às respectivas Qualificações Funcionais Específicas (QFE).


Os militares que optarem pela QFE seguirão um plano de carreira diferente, sendo direcionados para a realização de cursos na área escolhida, os quais terão a equiparação com os cursos dentro do Exército. Isso possibilitará a ascensão na carreira, de acordo com o desempenho apresentado, e os habilitará a ocupar cargos relevantes para a Força.


Tal sistemática encontra-se em caráter experimental. Inicialmente foram estabelecidas as QFE de Educação, Gestão, Direito, Cibernética, Inteligência, Comunicação Social, Ciência e Tecnologia e Administração Hospitalar.


Os Quadros de Cargos Previstos discriminarão as habilitações requeridas ao desempenho das funções. O militar que fizer a opção pela QFE ocupará cargos em diversas OM, ainda a serem estabelecidas. Dentre eles, constarão vários cargos que possibilitarão prestar assessoramento aos mais altos escalões do Exército e aos Estabelecimentos de Ensino.


As vagas para as QFE serão disponibilizadas anualmente pelo EME, ou quando necessário.


A Portaria nº 321-EME, de 8 de dezembro de 2015, disponibilizou, para 2016, um total de 36 (trinta e seis) vagas, conforme o quadro abaixo. O processo seletivo será aberto em breve, por meio de Edital.

 

 

A seleção para ingresso nas QFE será realizada entre o último ano no posto de capitão e o segundo ano no posto de major das Armas, do Quadro de Material Bélico e do Serviço de Intendência.