Pular para o conteúdo

Vídeo - SAREx - Renovação

SAREX - DEUS E A NOSSA FORÇA

documentos pdf

Vídeos

CMA - UMA PALAVRA DE FÉ

IPCFEX-Método dos Pentagonos 1

IPCFEX-Método dos Pentagonos 2

— 3 Items per Page
Mostrando 1 - 3 de 7 resultados.

COMO PROTEGER A SAÚDE MENTAL EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL

1. Seja simpático

Não existe nenhuma relação da doença com uma etnia ou nacionalidade. Demonstre empatia com todos os afetados,  brasileiros ou estrangeiros.

 

2. Cuidado com o excesso de informação

Reduza a leitura ou o contato com notícias que possam causar ansiedade ou estresse. Procure informações e atualizações uma ou duas vezes ao dia, apenas de fontes fidedignas. A enxurrada de notícias sobre um surto pode levar qualquer pessoa a se preocupar.

 

3. Seja solidário
Ajudar outras pessoas em um momento de necessidade pode ser benéfico não só para quem recebe a ajuda, mas também para quem a dá. Um exemplo: telefone para seus vizinhos ou para as pessoas em sua comunidade que precisam de assistência extra.

 

4. Reconheça o trabalho dos profissionais de saúde
Homenageie e aprecie o trabalho dos cuidadores e dos agentes de saúde que estão apoiando os afetados pelo novo coronavírus em sua região. Reconheça o papel deles para salvar vidas e manter todos seguros.


5. Use as redes sociais como  aliadas
No momento em que muitas pessoas estão em quarentena, as redes  sociais  se tornam uma forma ainda mais importante de interação com os amigos e a família. Procure manter os canais de informação confiáveis e o contato com as pessoas que te fazem bem.
Durante os períodos de estresse, pare e  preste atenção nas suas  próprias necessidades e sentimentos. Procure atividades de que você goste e que te façam relaxar. Também faça exercícios regularmente (mesmo que adaptados a um novo contexto), mantenha uma rotina de sono e procure se alimentar de forma saudável.


6. Pare e reflita

Durante os períodos de estresse, pare e  preste atenção nas suas  próprias necessidades e sentimentos. Procure atividades de que você goste e que te façam relaxar. Também faça exercícios regularmente (mesmo que adaptados a um novo contexto), mantenha uma rotina de sono e procure se alimentar de forma saudável.

 

7. Pratique a resiliência
Tente perceber o que pode aprender com tudo que está passando e olhe a situação de forma realista, sem entrar em pânico. Descubra qual o seu melhor jeito de passar por tudo isso e se lembre que isso não durará para sempre.
Estar ansioso ou preocupado é algo perfeitamente natural no momento. Se você acredita que não está conseguindo lidar com tudo que está acontecendo, peça ajuda.


8. Peça ajuda

Estar ansioso ou preocupado é algo perfeitamente natural no momento. Se você acredita que não está conseguindo lidar com tudo que está acontecendo, peça ajuda.

 

Recomendamos:

Ligue: 188 - CVV Centro de Valorização da Vida
Especial Coronavírus | - Saúde Mental
Recomendamos:
Orientações para aproveitar em família o tempo de isolamento - Ministério da Saúde
CVV - Centro de Valorização da Vida.

Orientações à Família Militar

– Todo o pessoal assistido pelo Sistema de Saúde do Exército, considerado suspeito ou confirmado para a doença COVID-19, deverá ser submetido à triagem para verificação de ocorrência de sinais/sintomas e história clínica suspeita; em caso positivo, após avaliação, será encaminhado para permanecer em isolamento social em domicílio ou, se for o caso, para atendimento hospitalar, tudo em conformidade com o protocolo assistencial disponibilizado na página eletrônica da Diretoria de Saúde: www.dsau.eb.mil.br/.

 

Os procedimentos ambulatoriais e eletivos (cirurgias, consultas, exames e outros) normalmente realizados nas organizações militares de saúde estão suspensos, obedecidas as particularidades de cada guarnição, salvo os casos excepcionais, que serão tratados pelos respectivos diretores.

 

Os militares egressos do exterior deverão realizar o isolamento social em domicílio por 14 (catorze) dias e, caso apresentem sintomatologia clínica sugestiva para a doença COVID-19, deverão procurar a assistência médica com o uso imediato de máscara cirúrgica descartável. Conduta idêntica é recomendada aos dependentes que os acompanharem.

 

Reuniões de qualquer natureza devem ser evitadas. Quando julgadas necessárias, deverão ser realizadas com as devidas precauções, tais como espaçamento entre os indivíduos, adequada ventilação e ambiente higienizado.

 

Devem ser evitadas as atividades que possam gerar aglomeração de pessoal e que requeiram a presença de inativos, pensionistas e dependentes nos aquartelamentos.

 

Recomenda-se evitar e, conforme o caso, suspender as atividades desportivas e de recreação dos círculos militares e áreas de lazer.

 

Medidas de prevenção individuais, bem como medidas de higiene nas áreas de uso comum dos edifícios, condomínios e vilas militares devem ser intensificadas, utilizando-se os meios de comunicação e divulgação disponíveis.

 

Recomenda-se realizar a limpeza e a desinfecção das patas dos animais de estimação antes de introduzi-los na moradia quando do retorno de atividades externas (passeios).