Comandante do Exército

GENERAL DE EXÉRCITO  MARCO ANTÔNIO FREIRE GOMES

 

CURRICULUM VITAE

 

O General de Exército MARCO ANTÔNIO FREIRE GOMES ascendeu ao posto atual em 31 de julho de 2018.  

 

Nascido na cidade de Pirassununga, estado de São Paulo, em 31 de julho de 1957, é filho do Coronel de Cavalaria Francisco Valdir Gomes (in memorian) e da senhora Maria Enilda Freire Gomes.

 

Oriundo dos Colégios Militares do Rio de Janeiro e de Fortaleza, incorporou às fileiras do Exército em 14 de fevereiro de 1977, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende-RJ, tendo sido declarado Aspirante a Oficial da Arma de Cavalaria em 15 de dezembro de 1980.

 

No Brasil, além dos Cursos de Formação, de Aperfeiçoamento, de Altos Estudos Militares e de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército, realizou os Cursos Básico Paraquedista; Mestre de Salto; Salto Livre; Avançado de Salto Livre; Ações de Comandos; Forças Especiais; Logística e Mobilização da Expressão Militar do Poder Nacional; e Segurança Presidencial. No exterior, realizou o Curso de Gerenciamento de Crises e o Curso de Contraterrorismo e Coordenação Interagências, ambos nos EUA; e o Senior Mission Leaders Course, no Egito.

 

Durante a sua carreira militar, serviu em unidades de Cavalaria, como o 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado (RC Mec), em Bela Vista-MS; o 10º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, em Recife-PE; e o 16º RC Mec, em Bayeux-PB. Além disso, serviu no 1º Batalhão de Forças Especiais e no Comando da Brigada de Infantaria Paraquedista, ambos no Rio de Janeiro-RJ; e integrou o Grupo de Observadores das Nações Unidas na América Central (ONUCA). Foi instrutor da Seção de Instrução Especial (SIESP) da AMAN; e, também, o primeiro Comandante do 1º Batalhão de Ações de Comandos, em Goiânia-GO.

 

Ainda como oficial superior, exerceu as funções de Chefe da Divisão de Operações e Divisão de Inteligência do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), em Brasília-DF; Chefe do Serviço Militar Regional do Comando da 11ª Região Militar, em Brasília-DF; Adido Militar de Defesa e do Exército junto à Embaixada do Brasil no Reino da Espanha; Chefe da Seção de Doutrina e Assistente da 3ª Subchefia do Estado-Maior do Exército, em Brasília-DF; Oficial do Estado-Maior Conjunto do Ministério da Defesa, em Brasília-DF; e Oficial do GSI/PR, também na capital. 

 

Como Oficial-General, exerceu os cargos de Comandante da Brigada de Operações Especiais e do Comando de Operações Especiais, em Goiânia-GO; 1º Subchefe do Comando de Operações Terrestres (COTER), em Brasília-DF; Comandante da 10ª Região Militar, em Fortaleza-CE; Secretário-Executivo do GSI/PR, em Brasília-DF; Comandante Militar do Nordeste, em Recife-PE; e Comandante de Operações Terrestres, em Brasília-DF.

 

Dentre as condecorações nacionais com que foi agraciado, destacam-se a Ordem do Mérito da Defesa, a Ordem do Mérito Militar; a Ordem do Mérito Naval, a Ordem do Mérito Aeronáutico, a Ordem de Rio Branco, a Ordem do Mérito Judiciário Militar, a Medalha Militar de Ouro com Passador de Platina, a Medalha da Vitória, a Medalha do Mérito Desportivo Militar, a Medalha do Pacificador, a Medalha Mérito Tamandaré, a Medalha Corpo de Tropa, a Medalha Mérito Aeroterrestre, a Medalha Marechal Osorio – O Legendário, a Medalha Marechal Trompowsky, a Medalha Exército Brasileiro, a Medalha Tributo à Força Expedicionária Brasileira, o Distintivo de Comando Dourado, a Medalha da Ordem do Mérito D. Pedro II e a Medalha da Ordem do Mérito Tiradentes. Dentre as condecorações internacionais, destacam-se: a Ordem do Mérito Grã-Cruz de Mérito e a Cruz da Ordem do Mérito Militar – Distintivo Branco, ambas do Reino da Espanha; e a Medalha das Nações Unidas – ONUCA.

 

O General FREIRE GOMES é casado com a senhora Renata Couto Falcão Gomes e o casal possui dois filhos, Rachel e Bruno.

 

Arquivo em pdf para impressão (Português)

Arquivo em pdf para impressão (Inglês)

Arquivo em pdf para impressão (Espanhol)