Orientações para o envio de matérias para o CCOMSEx

A página oficial do Exército Brasileiro na internet tem por objetivo informar os públicos interno e externo, sediados em todo o território nacional e no exterior, sobre os fatos mais relevantes envolvendo a Instituição. Para cumprir essa finalidade, eventos recentes são narrados de maneira clara e precisa em forma de matéria jornalística para envio ao Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx). Vale salientar a importância da presteza na elaboração do artigo, premissa do que é notícia.

 

Veja algumas informações importantes para que a matéria de sua Unidade seja publicada com a qualidade e a rapidez desejadas:

 

1) Todas as organizações militares (OM) do Exército, sediadas no Brasil e no Exterior, podem enviar matérias para o CCOMSEx. Elas serão analisadas, selecionadas e revisadas (dentro de padrões de correção gramatical, segundo as normas vigentes da Língua Portuguesa) para publicação na página eletrônica do Exército Brasileiro na internet.

 

2) As matérias poderão ser publicadas em diferentes veículos de divulgação do CCOMSEx, a depender do público-alvo, da complexidade do assunto abordado, da pertinência e da tempestividade. Boa parte do material recebido é aproveitada.

 

3) A maioria das matérias é destinada ao “Noticiário do Exército” (NE), que adotou, no mês de março de 2017, um novo formato, como pode ser observado no portal do EB.

 

4) O CCOMSEx solicita aos Comandantes de OM que atentem para as observações abaixo elencadas, pois o não cumprimento dessas condicionantes inviabilizará a publicação do produto:

 

  • enviar as matérias para o CCOMSEx até 4 dias úteis após a ocorrência do fato (tempestividade), para que as matérias possam passar pelos trâmites previstos antes de serem publicadas;
  • para melhor visualização do e-mail, para a seleção de matérias, no campo “assunto” (do e-mail), deve ser colocada a sigla da OM e, depois de um travessão, colocar o título da matéria, ou o assunto do qual a matéria trata, caso o título seja muito extenso;
  • O título da matéria deve ser atrativo, devendo, de preferência, conter o nome da OM (pode ser de forma abreviada, desde que no corpo da matéria esteja o nome por extenso da OM seguido de sua sigla entre parênteses). Por causa do lay-out do portal, o limite de caracteres para o título é de 55 caracteres, com espaço (ou 55 “toques”);
  • Como inovação, abaixo do título, existe, agora, uma chamada (ou abstract), que é um resumo bastante breve do que se abordará na matéria. Esse campo tem limitação de, no máximo, 120 caracteres com espaço (ou 120 “toques”);
  • O texto da matéria deve ser elaborado de forma a responder as seguintes perguntas: Onde? Quando? Quem? O quê? Como? Por quê (ou para quê)? (não necessariamente nessa ordem);
  • A matéria deve possui pelo menos dois parágrafos;
  • colocar o máximo de informações pertinentes sobre o assunto abordado, evitando personalismos e adjetivações em excesso. Dessa forma, deve ser evitar parágrafos inteiros apenas com nomes de personalidades presentes ao evento (citar apenas as mais antigas autoridades presentes);
  • atentar para todos os detalhes apresentados na matéria, a fim de evitar a divulgação de informações estratégicas ou equivocadas (que contenham erros);
  • evitar assuntos corriqueiros (entrega de boina, licenciamento, TFM centralizado, marcha, visita de inspeção, instrução de guarda ao aquartelamento, aniversários de pessoal, despedidas e apresentações de militares, promoções – esses temas são mais relevantes em um informativo da OM, se for o caso);
  • não citar eventos que destacam coquetel, jantares ou almoços, uma vez que há, atualmente, orientação de controle e redução de gastos. Esses eventos não devem ser mencionados;
  • evitar o uso de abreviaturas no texto da matéria ou, para evitar repetições desnecessárias, na primeira vez em que o termo aparece, colocar o nome e, em seguida, entre parênteses a devida abreviatura; nas demais vezes em que o termo for utilizado no texto, pode-se, então, usar a abreviatura, atentando para não comprometer a fluidez do texto com o excesso de repetições;
  • não utilizar formatação no texto;
  • não escrever palavra, expressão ou frase toda em letra maiúscula, exceto se for substantivo próprio;
  • quando for escrito o nome da autoridade, não escrever o nome todo em maiúscula, apenas a primeira letra de cada palavra. O nome será grafado em negrito, como segue: General de Brigada Machado de Assis;
  • escrever o cargo exercido pela autoridade por extenso na primeira vez em que aparecer no texto e abreviado se for escrito novamente, uma vez que o portal do Exército é acessado, também, pelo público civil;
  • não enviar matérias em PDF ou arquivos compactados, tampouco informativo de OM;
  • Colar a matéria no corpo do texto do e-mail e enviar, também, anexada em word ou Open Office;
  • Não colar as fotos no corpo do texto do e-mail, elas deverão vir anexadas, em formato de fotografia (jpeg ou png) – nunca em nuvem ou zipadas;
  • não enviar DIEx; e
  • procurar agrupar assuntos semelhantes em uma única matéria (exemplo: se uma OM recebeu uma visita, que participou de vários eventos, enviar apenas uma matéria, narrando o que merece destaque). Caso sejam eventos distintos, que não seja possível criar um texto único e homogêneo (coerente), pode-se fazer mais de uma matéria (exemplo: Na segunda-feira, ocorreu a visita do Ministro da Defesa à OM e, na quarta-feira da mesma semana, o Comandante Militar de Área esteve em visita técnica – aqui caberia duas matérias, que devem ser enviadas separadamente).

5) Características das fotos anexas às matérias:

  • enviar de seis a oito fotos, para que sejam selecionadas as melhores;
  • enviar fotos em formato jpeg ou png, no tamanho de 640 X 480 pixels, as fotos podem ser reduzidas no próprio “Microsoft Office” ou por programas gratuitos, como o “Fotosizer” ou o “Photo Resize Magic”;
  • Caso alguma foto seja selecionada para outros fins e seja necessária melhor resolução da imagem, o CCOMSEx entrará em contato com a OM, solicitando a imagem em alta definição;
  • não enviar fotos em baixa resolução (abaixo do tamanho especificado aqui);
  • não enviar fotos panorâmicas;
  • não enviar arquivos muito “pesados”. Os anexos não devem ultrapassar 3 Mb, tendo em vista a capacidade de recepção do servidor;
  • não colar as fotos no Word, no Oppen Oficce ou no PowerPoint;
  • não enviar fotos no formato “bmp”, o portal não comporta;
  • colocar fotos coerentes com o texto, que ilustrem a matéria e que despertem o interesse do público;
  • evitar fotos posadas ou que ressaltem apenas a autoridade presente no evento;
  • atentar com o que existe ao fundo da fotografia, como, por exemplo, militar em posição não condizente com a conduta institucional ou militar mal uniformizado);
  • evitar fotos de visitantes sendo recebidos pela Guarda do Quartel ou pela Guarda de Honra; fotos do palanque de formaturas; fotos  com militares mal   uniformizados (p. ex. sem cobertura ou com uniforme não previsto no RUE), fotos de almoços ou jantares ou, ainda de eventos sociais como coquetéis;
  • não enviar matérias e fotos disponibilizados em nuvens de armazenamentos (Wetranfer, Google Drive e outros); e
  • podem ser colocados, abaixo da matéria, os créditos das fotos.

As OM devem enviar suas matérias apenas por e-mail, para o endereço eletrônico redacao@ccomsex.eb.mil.br, fazendo constar a OM a qual pertence e o título da matéria no campo “assunto” do e-mail, conforme exemplo: “17º RC Mec – Exercício de Simulação Virtual Tática”. Todas as matérias serão analisadas, porém, o primeiro filtro ocorre no recebimento dos e-mails, por isso não deve ser escrito no campo “assunto” do e-mail apenas “matéria para publicação”, pois o sistema não conseguirá diferenciá-lo de outras mensagens recebidas com o mesmo nome.