Festa Nacional da Infantaria – 19 a 28 de maio - Fortaleza / Tamboril

 

A 10ª Região Militar (10ª RM) comemora, entre os dias 19 e 28 de maio, a Festa Nacional da Infantaria.  Infantes, militares de outras armas e entusiastas da vida na caserna de todo o país vêm à capital cearense para prestigiar uma série de eventos em homenagem à Rainha das Armas do Exército Brasileiro.

A programação começa no dia 19 maio com um almoço de confraternização da Legião da Infantaria. No dia seguinte (20), a programação prossegue na cidade de Tamboril, interior do Ceará, terra natal do Brigadeiro Sampaio, Patrono da Infantaria. Lá, vai ocorrer uma formatura militar, uma homenagem no local de nascimento desse herói cearense e uma visita ao Museu Brigadeiro Sampaio, no Parque Histórico Brigadeiro Sampaio.

 

No retorno à Fortaleza, os participantes do evento assistem, em 22 de maio, a uma palestra sobre a vida e os feitos de Sampaio no auditório do Comando da 10ª RM. Já em 24 de maio, no Dia da Infantaria, as homenagens começam com uma cerimônia no Panteão do Brigadeiro Sampaio, na Fortaleza Nossa Senhora da Assunção, onde repousam seus restos mortais.

 

Em seguida, a 10ª RM realiza a entrega do Diploma de Colaborador da Festa Nacional da Infantaria a personalidades que contribuíram para a plena execução desse evento anual que já está no calendário do Exército Brasileiro. Após isso, ocorre um almoço de confraternização com a Reserva Ativa e convidados.

 

À noite, para fechar a semana de homenagens, a 10ª RM promove uma formatura militar no 23º Batalhão de Caçadores, unidade operacional da arma de Infantaria da Região Martim Soares Moreno. Com a presença de autoridades militares e civis, a solenidade objetiva demonstrar a capacidade de emprego da infantaria, nas mais diversas situações. As comemorações se encerram com a Corrida da Infantaria, em 28 de maio, pelas ruas do Centro de Fortaleza.

 

Data: 19 a 28 de maio de 2017

Local: Fortaleza e Tamboril

Mais informações: www.legiaodainfantariadoceara.org